Home » Descubra como o velocímetro mede a velocidade de um carro

Descubra como o velocímetro mede a velocidade de um carro

Velocímetro-Chevrolet
Respeitar os limites de velocidade é uma das regras que todo motorista tem que seguir se não quiser perder pontos na carteira e ser multado. Porém poucas pessoas sabem como o velocímetro consegue medir a velocidade real do carro.

Antes do velocímetro te mostrar a velocidade do seu carro, ele trabalha como um tradutor. As primeiras informações sobre a velocidade do veículo é gerada através dos giros do motor do carro, que por sua vez geram pulsos elétricos em um sensor. Quanto mais pulsos, mais rápido o carro está. Um microcomputador traduz a pulsação para quilômetros por hora.  E essa é a informação que o velocímetro, localizado no painel do seu Chevrolet, passar para você.

Porém, toda essa tecnologia é bem recente para a história dos automóveis. Até os anos 90, o responsável por medir a velocidade dos carros era um velocímetro mecânico, menos preciso que os atuais. Nesta época, a medição começava através dos giros das rodas que eram transmitidos por um cabo até um ímã, que ficava atrás do painel. O imã, por sua vez , criava um campo magnético responsável por girar o eixo do ponteiro. Por fim, quanto mais rápido o imã rodava, maior a força para fazer o ponteiro subir, e, por consequência, maior a velocidade.

Confira na Lider BH as melhores ofertas de Chevrolet em BH. Siga-nos no Twitter e Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *