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Stock Car tem novo regulamento

O público e a televisão. Estes foram os dois principais motivos que levaram a Stock Car a fazer mudanças para a temporada de 2012. A primeira e principal delas é a abolição do sistema de playoff – ou Super Final –, introduzido em 2006 e importado da Nascar. No antigo sistema, os dez melhores classificados nas oito primeiras provas do calendário tinham a pontuação multiplicada para disputar uma espécie de “mata-mata” nas quatro etapas finais.

Embora a ideia original fosse manter o campeonato competitivo até a última etapa, o sistema gerou alguns anacronismos matemáticos na última etapa do ano passado. Por conta de uma regra de descartes que eliminava dois resultados na temporada normal e um no playoff, o terceiro colocado na classificação, Max Wilson, chegou à etapa derradeira com mais chances de conquistar o título do que o segundo, Ricardo Maurício.

Por conta disso, a Vicar, organizadora do campeonato, resolveu abolir o playoff e adotar um sistema de pontos corridos. Após uma etapa, o primeiro colocado receberá 22 pontos, o segundo, 20, e o terceiro, 18, com a pontuação declinando de um em um até o 20º melhor piloto, que receberia um ponto. Na etapa decisiva, a pontuação será dobrada com o objetivo de manter emoção na disputa do campeonato até o fim.

Outra mudança será a diminuição da duração das corridas de 50 minutos para 40 mais uma volta, por um pedido da Rede Globo, que exibe o campeonato na TV aberta. Segundo Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, por conta disso, os pitstops, que consumiam certo tempo de pista para os pilotos, tiveram de ser retirados da competição.       Assim, os tanques tiveram a capacidade aumentada para 100 litros.

Por fim, uma das novidades na categoria no ano passado, o botão de ultrapassagem (push to pass) também poderá ser acionado no treino classificatório. O número de vezes em que o botão poderá ser acionado será definido pela Vicar de acordo com cada etapa.

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