Home » Por que a potência do motor é medida em cavalos?

Por que a potência do motor é medida em cavalos?

Motor e os cavalos de potência

Por causa do trabalho realizado pelos cavalos nas minas de carvão inglesas do século XVIII. Antes do motor a vapor, os mineiros precisavam levar o carvão da mina até a superfície. Essa tarefa era feita por cavalos que, por meio de um sistema de cordas e roldanas, puxavam baldes cheios do produto. Portanto, nada mais natural que comparar a força dessas máquinas à dos equinos.

A ideia surgiu do inventor escocês James Watt, que, no final do século XVIII, trabalhou no desenvolvimento desse tipo de motor. Ele calculou que, em média, um cavalo conseguia subir 100 quilos de carvão a uma certa altura por minuto. Na hora de generalizar a medida, ele aumentou a carga em 50% e instituiu a unidade de “um cavalo de potência” como a força necessária para levantar 150 quilos por 30 metros de altura em um minuto.

A unidade passou a fazer parte das tabelas de física com a sigla HP (de Horse-Power, ou “Potência de Cavalo”, em inglês). A unidade HP é equivalente à força necessária para erguer a 30 metros de altura um balde com 150 quilos de peso em um minuto. Ela foi baseada no trabalho feito por cavalos em antigas minas de carvão.

Para ler mais notícias, clique em www.blogdalider.com.br. Informações sobre a LiderBH visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *