Home » Habilitação especial para carro adaptado

Habilitação especial para carro adaptado

Dando continuidade à semana da Acessibilidade, hoje vamos mostrar como tirar habilitação especial para carros adaptados. Para poder dirigir um modelo assim, o primeiro passo é fazer uma habilitação especial. Alguns tipos de deficiência física não impossibilitam as pessoas de dirigir, mas o uso de acessórios pode ser obrigatório.
Você pode tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) normalmente e dirigir um carro adaptado, depois de aprender tudo que precisa nas autoescolas especializadas.
O primeiro passo para tirar sua habilitação especial é fazer o exame médico em clínicas credenciadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).
O passo seguinte é realizar o exame psicotécnico. Você fará o Curso de Formação de Condutores, o mesmo oferecido a outros cidadãos. Dura seis dias e, depois de aprovado no exame teórico, poderá ter aulas de volante na autoescola.
Depois de aprovado no exame prático, você receberá sua CNH com o tipo de adaptação do carro e a informação de que a habilitação é vedada à atividade remunerada.

Fique atento
•    Escolha bem a autoescola: ela deve possuir veículos adaptados e professores treinados para atender suas necessidades.
•    Condutores que adquiriram deficiência depois de habilitados devem requerer uma nova CNH, mesmo que a atual esteja dentro do prazo de validade.
•    Para solicitar a carteira de habilitação, é necessário ter 18 anos completos e ser alfabetizado.

Para mais informações, procure o órgão emissor da carteira de habilitação de sua localidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *