Home » GM completa 54 anos em São José dos Campos

GM completa 54 anos em São José dos Campos

Fábrica GM faz aniversario

A unidade da General Motors em São José dos Campos, interior de São Paulo, está completando 54 anos de operação. Neste período, a fábrica lançou sucessos de venda como o Chevette, o Kadett e o Corsa, chegando a ser responsável por 65% da produção nacional da marca Chevrolet.

O complexo industrial abriga 8 fábricas e já produziu 5,5 milhões de unidades. Até o fim dos anos 90, a unidade teve seu foco direcionado para a produção de carros menores, mais populares, justamente por sua capacidade de produção e espaço físico – são 2,7 milhões de metros quadrados – e a facilidade de logística.

Até 1958, os veículos nacionais General Motors eram produzidos em duas fábricas: uma em São Caetano e outra em São Paulo. “Na época, o governo de São Paulo resolveu incentivar a instalação de fábricas em regiões distantes até 100 quilômetros da capital, para reduzir a concentração industrial na capital. São José se enquadrava nestas condições e tinha a Via Dutra e a ferrovia na porta da fábrica”, diz o historiador Edo Paiotti.

Na década de 60, a fábrica foi ampliada para desenvolver o projeto 909, o primeiro conceito de carro mundial da empresa que deu origem à família Chevette. Foi o primeiro carro fabricado em São José dos Campos, lançado em 1973, enquanto a fábrica de São Caetano já produzia o Opala, desde 1968. Naquele período a fábrica teve o seu maior registro de funcionários: eram cerca de 15 mil, o dobro do que emprega atualmente.

Parabéns à GM!

 

Para ler mais notícias, clique em www.blogdalider.com.br. Informações sobre a LiderBH visite nosso site. Siga-nos no Twitter e Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *