Home » Saiba quando e porque trocar o filtro de ar

Saiba quando e porque trocar o filtro de ar

Responsável para a contenção de impurezas capazes de prejudicar peças e diminuir a eficiência e o desempenho do motor, o filtro de ar é importantíssimo e deve ser trocado conforme as instruções presentes no manual.

Neste post vamos conhecer um pouco mais sobre ele e quando devemos trocá-lo.

A importância do filtro de ar

 

filtro de arCom a função de conter as partículas suspensas e impurezas do ar aspirado pelo motor, esse filtro trabalha diretamente para a eficiência e proteção do motor, podendo impactar diretamente a vida útil das peças e componentes do motor, assim como o consumo de combustível e a própria segurança dos ocupantes do veículo.

Sua inspeção é essencial, já que à medida em que as partículas impuras se acumulam em sua superfície, maior será o risco de  contaminação na câmara de combustão e de danos às peças do motor.  

Quando o período de troca é ultrapassado sem a devida substituição é muito comum ocorrer um aumento inesperado de consumo de combustível e perda de potência nas retomadas de velocidade. Isso acontece porque o excesso de partículas no filtro exige que o propulsor de aspiração funcione com mais intensidade para conseguir aspirar o ar necessário à mistura ideal, comprometendo o desempenho do veículo.

Assim, garantindo a perfeita mistura de combustível e ar necessária à combustão, bem como a conservação das peças do motor, livres de impurezas, o filtro de ar é um dos filtros e, até mesmo, uma das peças mais importantes em um carro.

Perder seus prazos de substituição é  facilitar prejuízos injustificados, diante do preço e tempo exigido para a troca.

Sem falar que o comprometimento de peças fundamentais podem afetar o funcionamento do motor de maneira grave, expondo os ocupantes a riscos até mesmo de acidentes.

Manutenção do carro

A verificação do estado do filtro de ar é um procedimento relativamente simples e alguns manuais trazem instruções detalhadas do procedimento. Então, não deixe de consultar o seu.

A maioria dos manuais prevê a quilometragem de substituição a cada 10 mil quilômetros rodados.  

Todavia, é preciso considerar o trajeto habitual do veículo, reduzindo essa marca caso o percurso seja essencialmente em ambiente rural ou região de minério.

Para esses casos, especialistas sugerem a redução da quilometragem pela metade prevista ou, pelo menos, por volta dos 7.500 quilômetros rodados, caso a recomendação do fabricante seja de substituição a cada 10 mil.

Se você faz as revisões programadas da Chevrolet fique tranquilo, o filtro de ar será inspecionado e trocado de acordo com as recomendações do manual.

Não se esqueça de agendar a sua próxima revisão aqui na LIDERBH acessando nosso site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *