Home » 5 cuidados com a embreagem que todo motorista deve ter

5 cuidados com a embreagem que todo motorista deve ter

pedais

Manter a embreagem de seu carro bem conservada é essencial tanto para o conforto do motorista quanto, obviamente, para a segurança do carro. O desgaste natural das peças vai ocorrer de uma maneira ou de outra, mas listamos aqui algumas dicas para que você possa aumentar a vida útil da embreagem de seu carro.

1 – Não arranque em segunda marcha: Parece óbvio, mas algum motorista descuidado pode não se lembrar de trocar a marcha para arrancar o carro e isso pode danificar todo o sistema de embreagem. Troque de marcha sempre gradativamente ao diminuir ou aumentar a velocidade do veículo para que as peças da embreagem trabalhem de forma mais suave.

2 – Cuidado com o tempo entre soltar a embreagem e acelerar: Se você acelera demais e não solta a embreagem no tempo certo você pode “queimar” a embreagem. Isso causa uma perda de potência no veículo e aumenta o uso de combustível.

3 – Não utilize a embreagem como freio: Isso causa um desgaste muito grande nos discos e diminui a vida útil do carro, além de não ser tão seguro quanto utilizar os freios de maneira apropriada.

4 – Não descanse seus pés no pedal da embreagem: Utilize o pedal apenas quando for necessário. Às vezes a pressão do pé descansando sobre o pedal pode acionar, mesmo que pouco, a embreagem e isso causa aquecimento e desgaste prematuro do sistema todo.

5 – Cuidado com o peso do carro: O veículo é desenvolvido com uma capacidade máxima de carga definida. Ultrapassar essa capacidade afetará significantemente o funcionamento da embreagem e pode colocar motorista e passageiro em risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *