Home » Qual a maneira correta de se posicionar no carro?

Qual a maneira correta de se posicionar no carro?

Muitos acidentes poderiam ser evitados se os motoristas adotassem uma postura correta ao volante para dirigir seus veículos. Pesquisas já comprovaram que a forma como nos posicionamos no carro pode aumentar a velocidade de resposta do nosso corpo em situações que o reflexo rápido for exigido. Mas qual a maneira correta de regular os retrovisores e os bancos do seu carro? O blog da Líder elaborou dicas para auxiliar na regulagem.

Como regular os retrovisores?

Ao regular o espelho retrovisor interno ele deve ficar posicionado de maneira que o motorista tenha o maior ângulo de visão do vidro traseiro. A melhor posição para os retrovisores laterais é quando o condutor enxerga apenas o final da lateral do carro.

Inicie a regulagem posicionando o retrovisor de forma não enxergar nenhuma parte do carro e feche gradativamente. Posicione-os para que apenas a parte final do automóvel da traseira fique visível, deixando o máximo o máximo possível do ambiente externo à vista.

Regulagem dos bancos:

Não dirija com o banco do carro extremamente inclinado, isso vai aumentar os pontos cegos. Joelhos devem ficar flexionados e calcanhares apoiados no assoalho. Essa posição ajuda amortecer em caso de acidente e protege a região da bacia. O funcionamento eficaz do cinto de segurança e do air bag está diretamente ligado à postura correta ao volante.

A distância entre os braços e o volante também merece atenção. Posicione-se no veículo de forma que eles fiquem levemente flexionados e se movimentem livremente em situações de emergência. Além de ser infração de trânsito, dirigir com apenas uma mão ao volante pode causar graves acidentes. Especialistas sugerem que os motoristas dirijam com os braços na posição “dez para as duas” (imagine os ponteiros do relógio).

O encosto da cabeça deve estar na altura dos olhos para que o pescoço não faça o movimento de um chicote em caso de uma colisão traseira. Posicionar o encosto incorretamente pode ocasionar uma lesão na coluna dorsal e levar a consequências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *