Home » Entenda por que é importante rodar com pneus adequadamente calibrados

Entenda por que é importante rodar com pneus adequadamente calibrados

De acordo com uma pesquisa, realizada por uma grande fabricante de pneus, mais de 14% dos motoristas trafegam com pneus com calibragem abaixo do recomendado pelas montadoras na América Latina. Essa prática pode ser muito prejudicial ao veículo. Entenda por que.

Estima- se que só no Brasil, aproximadamente 63.842.000 litros de álcool e gasolina sejam desperdiçados pelo hábito de rodar com pneus descalibrados. Trafegar com os pneus fora das condições adequadas gera um gasto de 18% a 25% a mais de combustível, pois a baixa pressão de inflação nos pneus causa o aumento da sua resistência ao rolamento, exigindo mais esforço do motor, acarretando no aumento do consumo de combustível e, consequentemente, na emissão de poluentes.

O pneu com baixa pressão tem sua área de contato com o solo alterada, o que gera desgaste mais rápido e irregular da banda de rodagem na área dos ombros, podendo causar outros problemas como: perda de estabilidade em curvas; direção pesada e perda da capacidade de manejo; diminuição da durabilidade dos pneus; rachaduras na carcaça, na área dos flancos; desagregação da rodagem; desgaste prematuro dos terminais de direção e etc.

Dirigir com pneus calibrados com pressão acima do recomendado é menos danoso, porém deixa o veículo mais duro e diminui o conforto ao dirigir, além de causar perda de estabilidade e desgaste acelerado do centro da banda de rodagem.

A LiderBH dá dicas importantes sobre calibragem de pneus:

  • É importante que a calibragem dos pneus seja conferida regularmente, com intervalos entre 7 e 15 dias entre uma conferencia e outra.
  • Cada veículo requer uma pressão específica, calibre seus pneus de acordo com a indicação da montadora.
  • É recomendável, conferir a calibragem com os pneus frios, ou seja, com menos de 1 Km rodado. Caso seja necessário fazer a conferencia com os pneus aquecidos, adicione mais 4 libras (psi) à pressão indicada pela montadora.
  • No momento da calibragem verifique se as válvulas dos pneus não apresentam vazamento, verifique se todas estão com as tampas, pois isso protege a válvula da umidade e sujeira em seu interior.
  • Conferir a calibragem dos pneus é rápido e de graça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *