Home » Dúvidas sobre a Taxa de Licenciamento 2012? A LiderBH esclarece para você

Dúvidas sobre a Taxa de Licenciamento 2012? A LiderBH esclarece para você

O Blog da LiderBH já falou sobre o IPVA. Como estamos no início do ano, época na qual os proprietários de veículos precisam estar atentos aos pagamentos dos impostos e taxas dos mesmos, hoje iremos falar sobre Taxa de Licenciamento.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, CRLV, é renovado anualmente com o envio do novo documento do carro ao endereço do proprietário.  Essa renovação é feita automaticamente desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).

Em 2012, o valor da Taxa de Licenciamento é de R$66,38 até o vencimento, no dia 2 de abril. Após esta data é cobrada uma taxa de 0,15% ao dia, até o trigésimo dia de atraso, a partir do trigésimo primeiro e até o sexagésimo dia a taxa é de 9%, após esse período a taxa passa a ser de 12%.

Para efetuar o pagamento da Taxa de Licenciamento 2012, qualquer pessoa, cliente ou não, deve procurar uma agência de um dos bancos credenciados e informar o número do RENAVAM. Elas estão aptas a calcular, inclusive, os acréscimos legais devidos após o vencimento.

O proprietário cujo RENAVAM não se encontre na base de dados das agências bancárias também deve providenciar a emissão do DAE para pagar a TRLAV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *