Home » Ar condicionado automotivo: dicas importantes

Ar condicionado automotivo: dicas importantes


De um tempo pra cá, carros equipados com ar condicionado deixaram de ser artigo de luxo. A popularização e redução no preço fizeram com que, hoje, grande parte dos veículos possuam o acessório. Em um país de clima tropical como o Brasil, a principal função do ar condicionado é diminuir a temperatura dentro de veículo, mas há diversos outros benefícios trazidos pelo seu uso como o aumento da segurança mantendo os vidros fechados; diminuição dos ruídos possibilitando, motoristas e passageiros, conversar ou ouvir música; a redução da entrada de gases poluentes ou maus odores dentro do carro e etc.


Porém, é preciso saber utilizar o ar condicionado corretamente, para usufruir melhor de seus inúmeros benefícios. Aqui vão dicas importantes:

O ar condicionado não deve ficar desligado por muito tempo
É importante que o equipamento permaneça ligado, pelo menos por alguns minutos, no mínimo uma vez por semana, pois após um longo período desligado as mangueiras tendem a ressecar, o que causa vazamento do gás refrigerante e danifica o aparelho. Mesmo no inverno, é importante não se esquecer desta dica.

Amenizar a temperatura de um carro estacionado sob o sol
Ao abrir um carro que esteve por, algum tempo, estacionado sob o sol forte, a primeira sensação é um vapor quente que sai do veículo. Para amenizar a temperatura é recomendável abrir o carro, portas e janelas, e deixar um pouco do vapor quente sair. Depois entre no carro, ligue- o com os vidros ainda abertos e saia. Logo após ligue o ar condicionado, na temperatura desejada e direcione as saídas de ar para cima, pois ar frio cairá e resfriará uma área maior do veículo. Quando sentir que a temperatura abaixou, ajuste o ar, entre no carro, feche os vidros e dê partida.

Ar Condicionado pode desembaçar vidros
Muitos não sabem, mas independente da temperatura, o ar condicionado é uma boa solução para desembaçar vidros. Basta direciona-lo ao para-brisa e aplicar a ventilação máxima, assim o ar absorve rapidamente a umidade, restaurando a visibilidade.

Manutenção
A manutenção do seu equipamento de ar condicionado deve ser feita, em média, a cada seis meses. Verifique as mangueiras, a pressão do gás, e também o filtro de partículas. E, se necessários substitua os itens danificados.

Gostou dessas dicas? Comente.

2 Responses to “Ar condicionado automotivo: dicas importantes”

  1. Durval disse:

    Muito bom o post, o Ar Condicionado Automotivo deixou, há muito de ser um equipamento de luxo, hoje ele é um necessidade, principalmente para aqueles motoristas das grandes cidades que passam horas no transito sob um sol tropical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *